Observação do blog

Todas as receitas tirados para o meu blog, são retiradas atravez das pesquisas do google..

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Rocambole de uva

Ingredientes

3 ovos grandes
1 xic. de açúcar refinado
3 col sopa de manteiga ou margarina + manteiga para untar
1 xíc. de farinha
1 col. sopa de fermento em pó
Chantilly Hulalá
Geléia de fruta fresca - uva, laranja, morango, framboesa, amora
1 col. sopa gelatina em pó sem sabor
 
Modo de  preparo
Pré aqueça o forno em 180°C. Unte uma forma própria para rocambole (40 x 30) com manteiga e coloque um papel manteiga. 
Bata os ovos, o açúcar e a manteiga (ou margarina) no liquidificador). Acrescente a farinha e o fermento e use o pulsar.
A massa estará pronta assim que formar bolhas, toque com a mão para verificar se parece uma esponja. Não deixe dourar!
Com a massa pronta, passe a geléia de sua preferência e, depois, uma farta camada de chantilly. Prefira Hulalá pois a validade do doce será melhor. Você também pode rechear com ganache, creme patisserier e até mesmo frutas picadas com chantilly. Tudo depende da sua freguesia e do quão rápido o produto será consumido.
Certo! Agora a parte mais difícil. Use o pano para te auxiliar a enrolar o rocambole. Não aperte e também não empurre o pano, achando que o rolo vai virar sozinho e ficar perfeito, apertadinho. Não vai! Vc tem que ser ágil e usar a pressão correta, como um sushi. Ao final, uma régua ajuda a apertar ainda mais, se for o caso.

Transfira o rocambole para uma travessa ou base de papel e decore a gosto. Como misturei a própria geléia ao chantilly, este perdeu consistência. Adicionei então a gelatina dissolvida em água quente e levei o chantilly ao freezer. Bati com um fouet e já estava pronto para decorar o rocambole com o bico. Esta é uma forma muito legal de decoração caso você, assim como eu, tenha familiares com alergia aguda a químicos e corantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário