Ingredientes
para 4 pessoas
16 folhas grandes de alface
100 g de queijo fresco cremoso (cream cheese ou requeijão)
30 g de queijo parmesão ralado
30 g de queijo pecorino ralado
150 g de um misto de folhas e ervas silvestres (cerefólio, agrião, alface-crespa, chicória frisée e folhas de erva doce, entre outros)
talos de cebolinha francesa
talos de dill
1 talo de salsão pequeno
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
200 ml de vinho branco seco
1 ovo
noz moscada
5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
sal
pimenta do reino preta em grãos
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 35 minutos
Modo de preparo:
Lave as folhas de alface e cozinhe-as ao vapor por 2 minutos. Escorra delicadamente e coloque-as abertas sobre um pano de prato. Limpe e lave as cenouras e o salsão. Descasque a cebola. Pique os legumes e refogue-os numa frigideira antiaderente com 3 colheres de sopa de azeite. Limpe e lave o misto de folhas e ervas, reservando folhas crespas para a decoração. Pique as folhas fininho e junte-as ao refogado. Mexa e deixe pegar sabor em fogo médio por 2 minutos.
Transfira tudo para uma vasilha, junte o queijo fresco, o pecorino e o ovo batido. Mexa com cuidado para misturar os ingredientes, coloque sal e tempere com um pouco de pimenta-do-reino, moída na hora. Distribua o composto sobre as folhas de alface, dobre-as em forma de trouxinha e amarre com os talos de cebolinha, lavados e aferventados em água por 1 minuto.
Ponha 400 ml de água aromatizada com o vinho, uma pitada de noz-moscada, ralada, e 3 grãos de pimenta-do-reino preta numa panela e leve à fervura. Coloque as trouxinhas no cesto para o cozimento a vapor. Tempere com um fio de azeite, tampe e deixe por 15 minutos em fogo baixo.
Retire delicadamente as trouxinhas com a escumadeira, coloque 4 unidades em cada prato, guarneça com a salada crespa e os talos de dill, lavados e secos, e sirva.
O vinho
Sirva com um tinto de uvas Carmenére chileno fresco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário